No mundo das maravilhas, por OKA Arquitetura

Se tem uma coisa que as casas possuem é história. Os primeiros passos de uma criança no chão da sala, a adoção de um pet que se torna parte da família, as datas comemorativas que eternizam as lembranças com quem se ama: a cada segundo, os capítulos são escritos com os ambientes cotidianos como pano de fundo. Em busca de uma residência que abrace as vindas no Brasil, o casal e seus três filhos — que moram em Mônaco, na França —, desejavam espaços aconchegantes para criar memórias. “Gostariam de chegar no Brasil e sentir que tinham um lar aqui também”, destaca a arquiteta Mariana Maran, da Oka Arquitetura.

Na sala de jantar imponente, as atemporais cadeiras Dominique são as protagonistas. Foto: Fábio Jr. Severo

As reuniões feitas à distância permaneceram durante todo o processo, desde a contratação até a decoração final, feita por Mariana antes dos clientes chegarem ao país. Com 1,2 mil metros quadrados, o imóvel em Jurerê Internacional recebeu os materiais mais inovadores, tecnológicos e refinados que há no mercado — além de elementos que remetem a outras artes e de design assinado.

A apurada execução encontrou equilíbrio entre imponência e serenidade, elegendo uma série de itens que trazem resgates afetivos, identificação e o refinamento solicitado: como a pedra Ônix e sua estética translúcida, que reveste a área social, a área externa e o espaço íntimo. No último, o material originou a lareira em um desafio concluído com excelência.

Pontos-chave

• Há projetos em que é difícil eleger destaques, já que a excelência é um resultado do todo. Neste, os acabamentos e a decoração comprovam isso, contando com escultura de corda assinada por Regina Misk, vasos cristalinos e referências multiculturais, como o livro de Tom Ford, estilista que revitalizou a Gucci.
• A estante suspensa tem como objetivo setorizar a sala de jantar dos demais espaços. Assim, os ambientes ficam conectados esteticamente através dos materiais nobres, mas possuem elementos específicos que os tornam autênticos.
• Indispensável nos espaços internos, a iluminação natural é abrangente na sala de jantar —, um resultado dos panos de vidros, que emolduram a vegetação nativa de Florianópolis.

Enriquecendo a sala de jantar, a mesa foi um resgate do acervo da família. A pedra com diferentes tonalidades desperta a imponência, conversando fluidamente com a proposta do projeto. Todo o cenário das confraternizações foi composto com diferentes materiais para fortalecer a unicidade e o acolhimento, através da estética do revestimento em 3D e dos painéis ripados. Direto da Capital da Moda, o lustre italiano valoriza o pé-direito duplo com seu visual escultórico.

Influenciada pela cartela de cores, a delicadeza paira na suíte master. Para a cabeceira, três texturas foram criadas por meio da aliança entre a pedra Ônix, do MDF em laca off-white e do veludo que contorna a cama. Espelhos em desenhos retilíneos e a serralheria em dourado elevam a composição, que recebeu vasos da Versace. A busca pelo predomínio da elegância continua na varanda da área íntima, onde uma estante desenvolvida em pedra reúne os exemplares do casal.